Speedo Elite Team/Future Team

especiais

19/10/2011

PAN AMERICANO 2011

O FEITO HISTÓRICO DOS IRMÃOS FRASER

Reuters

Shaune e Brett Fraser os irmãos no pódium

Getty Images

Ao final da prova os dois comemoram na água

Autor • Alex Pussieldi direto de Guadalajara
Fonte • Best Swimming

 

Os irmãos Fraser fizeram história na natação Pan Americana. Dividiram o pódium de uma prova de natação, algo que jamais havia acontecido desde a primeira edição do Pan em 1951.

 

Shaune Fraser, o mais velho, 23 anos, disputa seu terceiro Pan Americano. Em 2007, no Rio, ganhou a primeira medalha da natação  das Ilhas Caymãs ao ficar em segundo lugar na prova dos 200 livre, mesma prova e mesma colocação alcançada ontem.

 

As Ilhas Caymãs são um pequeno conglomerado de três ilhas, apenas 264 quilômetros quadrados e pouco mais de 50 mil habitantes. Participa dos Jogos Pan Americanos desde 1987 e demorou três edições para ganhar uma medalha na competição.

 

Até este Pan, eram seis edições disputadas e apenas três medalhas conquistadas, todas de prata. Em Guadalajara, somente neste Pan, os irmãos Fraser levaram três medalhas: uma de cada cor.

 

O irmão mais novo, Brett Fraser, 21 anos, disputa seu segundo Pan Americano e conheceu o seu primeiro pódium, de cara foi logo dourado. Ambos foram olímpicos em 2008 onde Brett fazia sua estréia enquanto Shaune já havia estado em Atenas quatro anos antes.

 

Os dois seguiram os mesmos passos. Foram buscar na natação americana o desenvolvimento de seus talentos. E escolheram a mesma universidade: Flórida.

Tiveram carreira de grande destaque no NCAA, com títulos nacionais, recordes, muitas glórias e quilômetros rodados. Ambos são conhecidos por treinarem forte e se dedicarem ao máximo aos treinamentos.

 

Aqui em Guadalajara, Shaune já havia feito barulho ao levar o bronze nos 100 livre. Prova em que Brett também estava na final terminando em quinto lugar. Os 200 livre sempre foram as suas especialidades.


Brett caiu na água determinado e liderou de ponta a ponta quebrando aquele que era o mais antigo recorde de campeonato da competição. Gustavo Borges e seus 1:48:49 feitos no Pan de 1995 em Mar Del Plata viu sua marca ser arruinada pelos três primeiros colocados. Dois deles, os Frasers.

 

Brett e Shaune conquistaram não só a maior glória que o esporte das Ilhas Caymãs conheceu até hoje, mas também o que nenhum outro par de irmãos havia conseguido na história da natação panamericana.  

Comente agora!

Seu nome:

Quem já comentou...

lucimar comentou em 19/10/2011, 18:53:

Nesse caso,não correram,atrás da medalha,mas do prazer da tão falada e sonhada frase utópica: a equipe é uma "família". Esta realmente se concretizou.Coisas que só o esporte pode proporcionar.

leia mais